Thursday, June 16, 2011

gramática portuguesa

pronomes
pessoais
demonstrativos,
possessivos,
de tratamento,
adjetivos,
substantivos,
interrogativos,
relativos,


Pronomes pessoais são aqueles que designam uma das três pessoas do discurso.

pronomes pessoais
- caso reto: sujeito.
- caso oblíquo: objeto.

pronomes oblíquos:
oblíquos átonos: nunca precedidos de preposição: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes.
oblíquos tônicos: sempre precedidos de preposição:
Preposição: a, de, em, por etc.
Pronome: mim, ti, si, ele, ela, nós, vós, si, eles, elas.


Pronomes Pessoais:
Eu              Me, mim, comigo
Tu              Te, ti, contigo
Ele/ela      Se, si, consigo, o, a, lhe
nós            Nos, conosco
vós             Vos, convosco
eles/elas   Se, si, consigo, os, as, lhes

Pronomes Pessoal de Tratamento
concordância gramatical deve ser feita com a terceira pessoa.
Vossa Alteza                V.A.            príncipes, duques
Vossa Excelência        V.Exª.        altas autoridades em geral
Vossa Magnificência   V.Magª.      reitores de universidades
Vossa Senhoria           V.Sª.           funcionários graduados
Vossa Majestade         V.M.           reis, imperadores
Você
vossa: pessoa com quem se fala
sua:  pessoa de quem se fala.
Vossa Excelência : você
Sua Excelência : ele

- conosco e convosco: são utilizados na forma sintética, exceto se vierem seguidos de outros, todos, mesmos.
Queriam falar conosco.
Queriam falar com nós mesmos.

- o, a, os, as, quando precedidos de verbos que terminam em –r, -s, -z, assumem a forma lo, la, los, las, e os verbos perdem aquelas terminações.
Vou pô-lo a par do assunto. (pôr + o)

- o, a, os, as, quando precedidos de verbos que terminam em –m, -ão, -õe, assumem a forma no, na, nos, nas.
Fizeram-no calar.

No comments:

Post a Comment