Friday, July 8, 2011

Como ensinar japonês para brasileiros?

Cena do filme Matrix em japonês



Video que eu fiz ensinando japonês a partir dos diálogos do filme





Eu acho que há muito pouco material de ensino japonês para brasileiros.
Eu estudei japonês lendo o "Dictionary of Basic Japanese Grammar" escrito por Seiichi Makino e MIchio Tsutsui, na minha opinião o melhor livro sobre gramática japonesa.
Mas infelizmente o livro está escrito em inglês.

Uma das idéias que eu tive para ensinar japonês era de usar vídeos da YouTube com cenas de filmes, música e televisão em japonês e explicar os diálogos, de forma gradativa, primeiro uma palavra, depois 2 palavras, depois 3 e assim por diante, até ter uma frase completa.

As vantagens desse tipo de ensino são:
1. O uso direto de frases usadas por japoneses, na vida real.
2. O uso de vídeos de entretenimento de nível profissional, e não vídeos chatos e entediantes para uso educativo.
3. A forma gradativa de explicação permite que qualquer pessoa entenda a frase SEM NENHUM CONHECIMENTO PRÉVIO DE JAPONÊS.

As desvantagens desse tipo de ensino são:
1. Eles dependem de vídeos da YouTube, que podem ser removidos a qualquer momento
2. A forma gradativa de explicação pode ser fácil de entender, mas também pode ser entediante.
3. Talvez nem tudo possa ser explicado dessa forma. Talvez certos detalhes da gramática precisem ser explicados de forma mais explícita.

Existe o problema do retorno financeiro. Como conseguir dinheiro com esse tipo de negócio? Nada é possível de graça, infelizmente. Se o negócio não dá dinheiro, não dá para continuar. Eu demoro uma semana para fazer um vídeo desses, trabalhando uma ou 2 horas por dia. Como conseguir dinheiro com isso? As opções que eu pensei:

1. Criar um canal na YouTube, me tornar partner e receber dinheiro da YouTube
2. Postar no Blogger e receber dinheiro do Adsense
3. Pedir doações de agências do governo, investidores particulares e do público em geral
4. Criar um website fechado apenas para membros, cobrando mensalidade.

Eu criei um canal na YouTube só para colocar esse tipo de vídeo:
http://www.youtube.com/user/JapanesePortuguese
Mas até hoje, há muita pouca gente assitindo esses vídeos,  por isso não consegui me qualificar para partner.

Outra idéia era postar no Blogger.  Mas o blogger é ainda mais impopular do que a YouTube,  pouca gente vê, muito menos clicam nos anúncios.

A idéia de pedir doações de agências do governo e investidores particulares é mais interessante, é uma coisa que eu nunca tentei fazer e poderia dar certo.

Eu já estou pedindo doações do público em geral na internet através da Paypal, mas até agora nada. Um problema de receber doações de fora do Japão é a conversão da moeda. O que é uma fortuna fora do Japão, ao ser convertido para iene se torna uma mixaria. Não tem muito sentido para mim receber doações de pessoas fora do Japão.

Existem muitos websites fechados reservados apenas para membros, cobrando mensalidade. Eu nunca fui fã desse tipo de site, e é algo que eu nunca tive vontade de fazer....

No comments:

Post a Comment