Tuesday, May 21, 2013

Histórias Budistas: Salvar matando

anterior         índice              próximo

Era uma vez no velho oeste nos Estados Unidos. Uma carruagem lotada de passageiros viajava por uma área solitária do deserto.
Logo caiu a noite, e a carruagem se aproximou de uma área montanhosa,  onde se podia ouvir ruídos tenebrosos e misteriosos.

"Parece que há muitos bandidos nessa região"
"Será que estamos seguros hoje??"

Neste momento, um jovem rapaz, tremendo de medo, começou a conversar com o cavalheiro do lado.
"Isso é verdade?? Eu estou carregando neste momento todas as minhas economias, 3 mil dólares que consegui com muito suor e sangue. Eu vou morrer se perder esse dinheiro. O que posso fazer?"

O  cavalheiro pensou por um momento e disse:
"Tenho uma idéia! Esconda dentro do sapato. Bandidos não vão procurar até dentro do sapato."

Logo após uma quadrilha de ladrões realmete veio atacar a carruagem.
Eles estavam vasculhando a bagagem dos passageiros quando o cavalheiro gritou:

"Este rapaz tem uma fortuna escondida no sapato!!"

Os ladrões, ao ver tanto dinheiro, logo se apressaram em fugir, felizes com o sucesso do dia.

A carruagem retomou a viagem, como se nada tivesse acontecido. Mas os outros passageiros, chocados e indignados, criticaram violentamente o cavalheiro, acusando-o de ser cúmplice da quadrilha.

"Por favor, tenham calma!" O cavalheiro apenas repetia, gentilmente.

Afinal a carruagem alcançou seu destino, e o jovem rapaz estava no auge do desespero e raiva, prestes a atacar o cavalheiro.

"Por favor me perdoe!! Para falar a verdade, eu estou carregando uma fortuna de 100 mil dólares! 3 mil dólares também é uma fortuna, mas pelo menos eu consegui salvar 100 mil dólares. Como recompensa e agradecimento eu quero oferecer a você 10 mil dólares!"

Ao descobrir a verdade, o jovem rapaz refletiu profundamente, desculpou-se e agradeceu sinceramente.

Está história foi publicada no livro Hikari ni mukatte volume 1, página 30,  escrito por Kentetsu Takamori, original em japonês.

No comments:

Post a Comment