Wednesday, August 31, 2011

Imagine um mundo melhor! Dream a better dream!

Vamos escrever alguma coisa. Faz tempo que não escrevo em inglês ou japonês.
Preciso voltar a escrever para não esquecer...

Eu sempre penso em um monte de coisas, mas quando sento para escrever, parece que esqueço tudo....
Eu tinha algumas idéias sobre globalização. Eu tinha escrito algumas coisas argumentando contra a globalização.
Por que globalização pode ser perigoso?
Porque você não pode colocar todos os seus ovos  na mesma cesta. Se a cesta cai, você perde todos os seus ovos. Se o mundo inteiro se globaliza, tornando-se interdependente, o que acontece em uma parte do planeta acaba afetando o planeta inteiro.
E isso é perigoso. A corrente se rompe na parte mais fraca.

Como criar um sistema seguro? Com redundância. Você divide seus ovos em várias cestas, mesmo que você perca algumas cestas, você consegue salvar as outras cestas. Você divide seu dinheiro em vários bancos, mesmo que você perca dinheiro em caso de falência de bancos, você ainda consegue salvar parte do dinheiro.Você divide o sistema em vários subsistemas independentes. Mesmo que alguns sistemas falhem, os outros sistemas continuam operando.

A globalização é o contrário de redundância. Quanto mais o mundo se torna interdependente, mais frágil e perigoso se torna o sistema.
Se os países do mundo fossem todos independentes, o que acontece num país não afetaria outros países.
----------------------------------------------------
Hoje quando eu estava voltando do serviço eu estava pensando sobre scavengers. Não sei como se fala em português. Scavengers são animais que comem carne apodrecida.
Eles são os lixeiros da natureza.Ninguém parece gostar desse tipo de animal. Baratas, ratos, vermes, urubus, corvos....
Acabei de ver wikipedia, está escrito detritívoro, que palavrão....
Scavengers são os limpadores da natureza.
Graças a eles, os outros animais conseguem sobreviver num lugar limpo.
Já pensou se houvesse carne apodrecendo ao seu redor? Todos nós morreríamos de doença.
Graças aos scavengers a natureza é um lugar limpo.

O dragão de Komodo também é um scavenger. Esse animal come absolutamente tudo. Não sobra nada. Na ilha de Komodo você não consegue encontrar a carcaça de nenhum animal.Nem um osso sequer. Por que o dragão de Komodo come tudo. Esse animal é também perigosíssimo, venenoso, capaz de devorar um ser humano inteiro, inclusive as roupas.

Apesar da má reputação os scavengers são os limpadores da natureza.

Por que o ser humano então tenta MATAR ratos e baratas???
Ratos e baratas comem detritos, material em decomposição. Eles LIMPAM o meio ambiente. Aquilo que ratos e baratas comem é muito mais perigoso para o ser humanos do que ratos e baratas em si.
Material em decomposição contém todo tipo de bactérias, que podem causar doenças aos seres humanos.
Se o ser humano quer realmente se livrar de ratos e baratas, ele deveria se livrar daquilo que eles COMEM, ou seja se livrar desse material em decomposição.

Eu li em algum lugar que baratas são capazes de sobreviver a um holocausto nuclear. É bem possível. Em caso de catástrofe, os scavengers são os que mais tem chances de sobreviver.
O ser humanos é provavelmente descendente de scavengers.  Após a extinção dos dinossauros, é bem possível que apenas scavengers tenham sobrevivido.
----------------------------------------------------
O que são os seres vivos??
Animais comem outros animais e plantas. Animais comem os CORPOS de outros animais e plantas.
Animais comem algo que ESTÁ OU ESTEVE VIVO....

Por que seres vivos precisam COMER outros seres vivos???

Eu penso sobre isso e acho muito estranho. Um animal comendo outro animal.
Por que seres vivos precisam MATAR para sobreviver??? Parece um paradoxo.

Para VIVER você precisa MATAR? Mas se todos pensassem assim ninguém conseguiria sobreviver...
É como uma cobra comendo a própria cauda.

Se visitantes alienígenas de outro planeta viessem para a Terra, eles veriam um bando de animais comendo outros animais. Muito estranho. São animais que comem a si mesmos. Você comeria a sua própria mão, a sua própria perna?? Não seria a coisa mais estranha do mundo?

Para visitantes de outro planeta todos os animais da Terra são exatamente iguais.  Não há diferença.

Animais comem outros seres vivos. Por quê???? Todos nós precisamos comer para sobreviver, é claro, mas por que precisa ser outro ser vivo????
Quimicamente não há necessidade de ser outro ser vivo.
É possível sintetizar quase todas as substâncias encontradas em corpos de seres vivos.
Eu acho que é possível sintetizar COMIDA a partir de seres NÃO-VIVOS.
-------------------------------------------------------
Imaginação é mais importante do que conhecimento. Acho que foi Einstein quem disse isso.
Vamos imaginar um mundo melhor.

Dream a better dream. An unselfish dream.

A frase acima é do filme de Robert Rodriguez, The Adventures of Shark Boy and Lava Girl.

Dream a better dream.

Imagine um mundo melhor. Um mundo sem pobreza. Um mundo sem fome. Um mundo sem medo.
Como fazer isso?
-------------------------------------------------------------------------
Comida é veneno. Literalmente. Aquilo que eu como está me matando.
Eu preciso parar de comer para viver!

O que o ser humano precisa comer para sobreviver?
Água. E plantas. Só.

Carne entra em decomposição imediatamente após a morte do animal.
Apesar da carne ser congelada, etc, etc, não é possível realmente evitar a decomposição. Com a decomposição há a formação de substâncias venenosas na carne.

Plantas não entram em decomposição, pelo menos não tão rápido.
A batata ainda está viva quando a gente come. Se eu deixo a batata por alguns dias ela começa a criar raízes.

Para que beber coca-cola?? Coca-cola faz bem à saúde?? Por quê? Por que supor que refrigerante faz bem à saúde? Por que supor que produtos artificiais fazem bem à saúde?? Não é muito mais razoável supor que produtos artificiais fazem MAL à saúde??  Por que supor que o ser humano é MELHOR  do que a natureza para criar alimentos??
---------------------------------------------------------------------------------------
O FIM DO SONHO

O que você sonhava em ser quando criança?
Eu sonhava em ser astronauta.. quase todo garoto da minha geração sonhava em ser astronauta.
O que crianças hoje em dia sonham??

Não há nada no espaço. Nada. A estrela mais próxima do sistema solar está tão longe que ninguém nem sonha mais nesse tipo de coisa. Jornada nas Estrelas?? Guerra nas Estrelas?? Minha geração sonhava com isso. Acho que gerações atuais desistiram de sonhar com isso.
Todos os planetas do sistema solar com exceção da Terra são um inferno. Literalmente. Nem Dante conseguiu imaginar um inferno pior.

Sonhar com um mundo melhor. Porque este é o único mundo que nós temos. Não existe outro.
---------------------------------------------------------------------------------------
Uma idéia que eu tive há algumas semanas atrás quando tinho ido na praia em Enoshima: vender água! De torneira!
Comprar uma garrafa térmica enorme, encher de água de torneira e gelo, comprar copinhos de papel e vender na praia.
Aqui no Japão um lata de refrigerante custa 120 ienes. Uma garrafinha de meio litro de água mineral custa de 100 a 150 ienes.Água mineral dos alpes franceses ou japoneses...
Com esse calor aqui no Japão eu tenho quase certeza de que a maioria da pessoas não se importa se a água é mineral ou não, ou de onde é essa água. Contanto que seja potável.
É uma idéia.... Virar camelô aqui no Japão.
---------------------------------------------------------------------------------------
Eu entro no facebook disposto a colocar um comentário nas páginas de todos os meus amigos, e 5 minutos depois acabo saindo do facebook sem escrever nada... Facebook é um website que eu não entendo...
Será que estou velho demais para entender essas coisas?
Blogger é uma coisa que eu entendo. Eu entendo o que é um blog, eu entendo o que é um artigo, eu gosto de escrever artigos, não há muita diferença entre escrever um diário.
Facebook é para microblogging e fotos... As fotos são todas automaticamente reduzidas, você não pode ver no tamanho original. Esse é um dos motivos porque não coloco fotos no Facebook. Minhas fotos estão todos no Picasa, porque você pode ver as fotos no tamanho original.

Twitter também foi feito para microblogging. Eu uso twitter apenas para conversar com minha amiga da Suécia. Porque ninguém mais quer conversar comigo através do Twitter. Todos os meus comentários são solenemente ignorados...

1 comment:

  1. Hisao, li os seus artigos, mas acredito que não devemos ser tão radicais, tudo pode ser bom ou ruim, depende do ponto de vista. Eu por exemplo odeio baratas e exterminaria todas elas da face da terra.
    Mandei um e-mail pra vc...estou aguardando resposta.ok.
    Lilian

    ReplyDelete