Wednesday, May 29, 2013

Deus existe?

Índice


De acordo com Budismo, Deus não existe.
O Budismo nega a existência de um Deus criador do Universo e capaz de fazer milagres.
O Budismo diz que o Universo sempre existiu desde um passado infinito, e sempre continuará existindo para um futuro também infinito.
O Universo não foi criado por ninguém, nunca houve momento da Criação, não existe um Criador.

O Universo está em constante mudança. Isso em Budismo é chamado de "Inconstância" ou 無常 (mujō) em japonês.

O Budismo também nega a existência de milagres.
"Milagre" significa "efeito sem causa".
O Budismo diz que é impossível haver um efeito sem causa.
Isso foi ensinado por Buda Sidarta no Sutra da Causa e Efeito. Há mais de 7 mil sutras budistas, mas o Sutra da Causa e Efeito é o mais fácil de se entender.

O Princípio da Causa e Efeito é a Verdade do Universo. Tudo no Universo acontece segundo o Princípio da Causa e Efeito.

O Princípio da Causa e Efeito em caracteres chineses é

善因善果 (zen in zen ka)
悪因悪果 (aku in aku ka)
自因自果 (ji in ji ka)

因 (in) significa causa. 果 (ka) significa efeito.
善因善果 (zen in zen ka) significa que quem pratica bons atos recebe bons resultados.
悪因悪果 (aku in aku ka) significa que quem pratica maus atos recebe maus resultados.
自因自果 (ji in ji ka) significa que quem pratica a ação é quem recebe o resultado.

O princípio da causa e efeito diz que a única forma de se conseguir felicidade é praticando bons atos.

Vamos supor que algum tipo de desgraça aconteça na minha vida. Pessoas não-budistas oram para Deus pedindo por um milagre. Mas como Deus não existe esse milagre nunca acontece e a vida dessa pessoa se torna cada vez pior.
Budistas não oram para Deus nem pedem por milagre. Quando algo de ruim acontece, budistas perguntam "por que isso aconteceu?", "qual é a causa?".
Se algo de ruim acontece comigo, é porque eu mesmo pratiquei um ato ruim no passado. Isso se chama 自因自果 (ji in ji ka). Tudo que acontece na minha vida é resultado das minhas próprias ações no passado.

Vamos supor que eu sou atropelado por um motorista bêbado. De quem é a culpa? Será que a culpa é do motorista?
Não!! Segundo o Budismo eu sou o culpado.Mesmo que as ruas estivessem cheias de motoristas bêbados, se eu não estou exatamente naquele lugar, exatamente naquele instante, eu não vou ser atropelado.
A única forma de ser atropelado é estando exatamente no lugar e instante em que o motorista bêbado está passando.
Se eu não estou nesse lugar, nesse instante, eu não serei atropelado.
Por que eu precisei estar nesse lugar, nesse instante? Que força me puxou para esse lugar, esse instante?
Essa força em Budismo se chama "karma".
Karma é algo que eu mesmo criei com minhas ações. Quem pratica bons atos tem bom karma, quem pratica maus atos, tem mau karma.

Na Inglaterra houve um criminoso chamado Jack o Estripador. Ele matou várias pessoas mas nunca foi capturado pela polícia, nunca foi punido pelos seus crimes. Até hoje ninguém sabe quem foi Jack o Estripador.
Como o Budismo explica esse criminoso? Será que ele praticou más ações mas nunca recebeu maus resultados??
Não!! Segundo o Budismo quem pratica más ações inevitavelmente terá que sofrer as consequências.
A consequência pode vir no dia seguinte, ou na semana seguinte, ou no mês seguinte, ou no ano seguinte, ou talvez a  milhões de anos depois.
Ninguém sabe quando a consequência virá, mas o Budismo diz que a consequência virá inevitavelmente mais cedo ou mais tarde.
Não importa se a polícia consegue ou não capturar o criminoso.
Todo criminoso terá que pagar pelos seus crimes mais cedo ou mais tarde, de acordo com o Princípio da Causa e Efeito.

No comments:

Post a Comment