Thursday, May 30, 2013

O Princípio da Causa e Efeito

Índice


Vamos voltar ao exemplo do atropelamento.
Vamos supor que eu sou atropelado por um motorista bêbado.
De quem é a culpa? O motorista é inocente ou não?

O motorista não é inocente. O motorista, ao praticar maus atos, vai ter que sofrer as consequências dos seus atos e será punido por dirigir bêbado. Mesmo que o motorista não seja capturado pela polícia, de acordo com o Princípio da Causa e Efeito, quem pratica maus atos irá sofrer maus resultados. Talvez anos mais tarde esse motorista seja atropelado por outro carro. Talvez ele sofra um acidente no trabalho e se torne paralítico. Talvez numa próxima encarnação ele nasça como uma formiga e morra pisado por alguém.

Ninguém sabe quando o efeito vai aparecer.  O resultado pode aparecer imediatamente ou demorar milhões de anos. Mas se há causa, mais cedo ou mais tarde, inevitavelmente haverá o efeito.

Mas a pessoa que foi atropelada também não é inocente. Essa pessoa pode ser inocente do ponto de vista da polícia, mas não do ponto de vista do Budismo.
A polícia verifica apenas se o pedestre estava andando certo no máximo alguns minutos antes do acidente.
O Budismo verifica o passado infinito do pedestre.

Quem planta batatas, colhe batatas.
Quem planta cenouras, colhe cenouras.
É impossível plantar sementes de cenoura e colher batatas.
Você colhe exatamente aquilo que você planta, nem mais nem menos.

Quem pratica bons atos recebe bons resultados.
Quem pratica maus atos recebe maus resultados.
É impossível praticar bons atos e receber maus resultados.
É impossível praticar maus atos e receber bons resultados.

É impossível ser atropelado sem ter praticado algum mau ato no passado.
Esse mau ato pode ter sido feito milhões de anos no passado, numa outra encarnação.

Seres humanos podem esquecer, mas o Princípio da Causa e Efeito nunca esquece.
Seres humanos podem perdoar, mas o Princípio da Causa e Efeito nunca perdoa.

O Budismo nega a existência de sorte, azar, acaso ou Deus.
Nada acontece por acaso.
Nada acontece por vontade de Deus.
Tudo no Universo acontece devido ao Princípio da Causa e Efeito.

"Azar", "acaso" ou "Deus" são sinônimos de ignorância.
Pessoas que não sabem porque as coisas acontecem tentam disfarçar a própria ignorância dizendo que foi "acaso" ou "vontade de Deus".

- Zezinho, por que você tirou zero na prova?
- Ah, por que essa foi a vontade de Deus, professora!
- ....

A causa pode ser desconhecida mas nunca é inexistente. Quando um avião cai matando todos os passageiros, equipes de resgate tentam recuperar todos os destroços do avião para descobrir a CAUSA da queda do avião.
A causa existe, e é por isso que todos procuram pela causa, para evitar que outros aviões sofram o mesmo destino.
Ninguém diz que foi "azar", "acaso", ou "vontade de Deus".

O Budismo diz que cada um de nós tem um espírito imortal, indestrutível que sempre existiu desde um passado infinito e sempre continuará existindo para um futuro infinito.
Nascer e morrer se referem apenas ao corpo físico.
Ao nascer o espírito entra dentro do corpo e permanece com o corpo até o momento da morte. Ao morrer o espírito sai do corpo, viaja para o mundo após a morte e nasce num novo corpo.
Esse ciclo de nascimento e morte é chamado de transmigração da alma.
Em japonês se fala 流転輪廻 (ruten rinne) ou 六道輪廻 (rokudō  rinne).

O Princípio da Causa e Efeito atravessa o 三世 (sanze).
三世 (sanze) se refere aos 3 mundos, o mundo passado, o mundo presente e o mundo futuro.
O mundo passado é o mundo antes do nascimento.
O mundo presente é o mundo desde o nascimento até a morte.
O mundo futuro é o mundo após a morte.

Todos os dias acontecem coisas boas e coisas ruins. Algumas dessas coisas são consequências de atos que praticamos ANTES DE NASCER, numa outra encarnação.

E os resultados de algumas ações que praticamos hoje podem vir a aparecer APÓS A MORTE, numa próxima encarnação.

Algumas pessoas nascem pobres, outras nascem ricas, outras nascem bonitas, outras nascem feias. Algumas pessoas nascem saudáveis, outras nascem doentes.
Há pessoas que nascem no Brasil, outras nascem no Japão, outras nascem no meio da floresta.
Algumas crianças sofrem acidentes logo ao nascer, outras morrem de fome em países da África.
Por que há tanta desigualdade entre as pessoas logo ao nascer?
Será que isso é culpa dos pais? Dos políticos? Do governo? Da sociedade? Será que isso é acaso, azar ou vontade de Deus?

O Budismo ensina que absolutamente tudo que acontece na vida de uma pessoa é resultado das ações que essa mesma pessoa praticou no passado.

善因善果 (zen in zen ka)
Quem planta boas sementes, colhe bons resultados.

悪因悪果 (aku in aku ka)
Quem planta más sementes, colhe maus resultados.

自因自果 (ji in ji ka)
A pessoa que planta é a mesma pessoa que colhe.

A criança que sofre ao nascer está pagando pelos crimes que essa mesma criança cometeu antes de nascer, numa outra encarnação.
Talvez essa criança seja a reencarnação de Jack o estripador. Ou a reencarnação de Adolf Hitler.

No comments:

Post a Comment