Sunday, December 11, 2011

Como melhorar a educação no Brasil

Vamos falar sobre educação no Brasil.
Frequentei a escola há muito tempo atrás no Brasil, provavelmente muita coisa dever ter mudado, eu não sei como está o sistema educacional agora.

Minha amiga no Brasil colocou este vídeo na página dela com Arnaldo Jabor falando sobre educação.

http://www.youtube.com/watch?v=rxUikoH0D8I

Infelizmente neste vídeo ele não fala nada sobre como melhorar o sistema educacional, exceto talvez aumentar as verbas para a educação.

Será que essa é a solução? Simplesmente dar mais dinheiro para as escolas?

Minhas sugestões para melhorar as escolas públicas:

- Abolir a repetência de ano. Eu acho errado que o aluno tenha que repetir de ano caso não consiga notas suficientes. Eu tive a sorte de nunca repetir de ano e de ter terminado o segundo grau ( ou ensino médio )com 18 anos. Mas a maioria das pessoas não tem essa sorte. Um ano na vida de uma pessoa é um tempo enorme. A repetência de ano força muitos alunos a abandonarem a escola antes de terminarem os estudos.

- Adotar exames unificados independentes. Os exames devem ser ministrados não pela escola mas por uma outra entidade independente da escola, como se fosse um vestibular. O trabalho da escola é ajudar o aluno o máximo possível para que ele consiga boas notas nesse vestibular. Mas o vestibular em si é ministrado por uma outra entidade independente da escola.

- permitir que alunos com boas notas avancem de ano, independente da idade. Este sistema existe nos Estados Unidos onde é possível encontrar jovens de 15 anos se formando em faculdades de medicina.

- abolir aulas. Eu sempre detestei aulas. Eu não conseguia ficar acordado nas aulas da faculdade. Na minha opinião o trabalho do professor é responder as perguntas dos alunos. Os alunos precisam receber apostilas com questões e simulados dos exames. Se o aluno não consegue resolver uma questão, ele vai para a "aula" e pede ao professor resolver e explicar a questão.

- abolir a obrigatoriedade de frequentar a escola. Por que o aluno precisa ir para a escola? Essa é uma coisa que eu também nunca entendi. Eu acordava cedo todos os dias, ia para a escola, respondia a chamada da professora e era obrigado a ficar sentado na sala de aula ouvindo uma aula incompreensível. Depois  voltava para casa, lia o livro, e exclamava "putz! Era isso que a professora estava falando??" A escola precisa existir para ajudar o aluno, não para atrapalhar. Forçar o aluno a frequentar escolar apenas para responder chamada não tem sentido.

- fazer com que o aluno dê a aula. O MELHOR JEITO DE APRENDER É ENSINAR. Na faculdade eu costumava estudar junto com meus amigos. Resolvíamos as questões juntos. Frequentemente meus amigos me faziam perguntas e eu era obrigado a responder. Eu aprendi muito mais ensinando meus amigos do que estudando sozinho ou assistindo aula.

- oferecer salas de estudo para os alunos. Por incrível que pareça eu nunca tive uma mesa e cadeira para estudar em casa. Eu acabava estudando na cama, no chão, na mesa da cozinha, em pé... No tempo da faculdade eu ia à noite para uma biblioteca próxima estudar. Eu acho que muitas famílias pobres não tem condições de comprar mesa e cadeira para os filhos estudarem. A escola deveria oferecer salas de estudo para o aluno estudar. Uma sala silenciosa para alunos individuais e outra sala para grupos de alunos.

- abolir vestibular para faculdade. Atualmente ( ou no meu tempo, não sei como é hoje...) cada faculdade tem seu próprio vestibular e o estudante é obrigado a prestar vários vestibulares. Por que não ter um vestibular unificado para todas as faculdades do Brasil? O estudante prestaria um único vestibular e levaria os resultados para as faculdades que ele quer ingressar. Exatamente como acontece nos Estados Unidos.

No comments:

Post a Comment