Sunday, January 1, 2012

budismo


Vamos escrever um livro sobre Budismo.
Eu preciso de apenas 5 minutos para escrever!
Qualquer coisa é possível em apenas 5 minutos!

Eu quero escrever um livro para ser publicado, com pelo menos  100 páginas.
Não sei quantos capítulos.

Para que escrever um livro? Não sei. Eu gosto de ler livros,  estou sempre livros o  tempo todo, tenho muito respeito por  escritores.
Escritores ensinam coisas. Eu aprendo com livros.Minha vida é  melhor com livros.
Livro é conhecimento. O único legado da humanidade.
Se você não escreve livros, ninguém vai saber que você  existiu. Seus pensamentos  vão desaparecer para sempre.

Eu conheci meu avô paterno. Mas ele nunca conversou comigo. Eu  nunca vou saber o  que ele pensava. Nunca vou saber como foi a  vida dele. Ele nunca escreveu livros  ou cartas.  Eu sei que  meu  tio mais velho, o primeiro filho do meu avô, morreu   durante a 2.a Guerra mundial.
Meu avô tinha um shamisen. Ele tinha um galinheiro no fundo do  quintal. Ele tinha  uma plantação no quintal. A casa dele era  bem no meio da cidade, mas ele tinha uma  fazenda bem no  quintal.

Mas estou divagando.  Eu estava falando que queria escrever um  livro. Sobre  Budismo.

Mas sobre o que devo falar exatamente?

Budismo fala sobre morte. Todos nós vamos morrer um dia.
Cada dia que passa é um dia mais perto da morte.
Renyo Shonin fala que 仏法には明日という日はない。Em Budismo  não existe o amanhã.
Hoje pode ser o último dia de vida.

Quantas pessoas existem no planeta Terra? Vários bilhões?
Quantas pessoas morrem todos os dias?
Buda Sidarta uma vez disse que conseguia ver as almas das  pessoas morrendo. O  número de pessoas morrendo era tão grande  quanto as gotas de chuva caindo. Quantas  gotas de chuva você consegue ver caindo? O número é tão grande que não dá para  contar.  Imagine que cada gota de chuva é a alma de uma pessoa  morrendo. É isso  que Buda Sidarta estava vendo.

Hoje pode ser o meu último dia de vida. Eu posso morrer esta  noite.
O que fazer no último dia de vida? Não existe o dia de amanhã.

Para que nascemos? Por que estamos vivos? Por que precisamos  continuar vivos? Qual  é a nossa missão nesta vida? O que  precisamos fazer antes de morrer?

(Eu preciso reescrever este texto, está muito mal-escrito....)

As pessoas mentem o tempo todo. As pessoas passam a vida inteira mentindo. A vida é  uma mentira.

O único momento em que as pessoas falam a verdade é no momento antes da morte.

Tudo perde significado diante da morte. A morte destrói tudo.

Todo ser humano tem medo da morte. Ninguém quer morrer.
Tudo que o ser humano faz é para tentar evitar a morte e prolongar a vida.
O ser humano tem tanto medo da morte, que as pessoas nem querem falar ou pensar  sobre isso.

No entanto a morte é a ÚNICA  coisa importante na vida. Quem ignora a morte está  ignorando a própria vida.
A morte obriga você a pensar naquilo que é realmente importante na vida.

O objetico da vida é conseguir Felicidade Absoluta. A única forma de se conseguir  Felicidade Absoluta é vencendo o maior de todos os sofrimentos.
O maior sofrimento da vida é o sofrimento da morte.

Por que a morte é o pior de todos os sofrimentos?
Porque o mundo após a morte é um mundo de sofrimento.
O futuro é continuação do presente. Se o presente é sofrimento, o futuro também  será sofrimento.

Vida é sofrimento. Todo ser humano no planeta Terra está sofrendo. A primeira coisa  que Buda Sidarta disse logo após conseguir a Iluminação aos 35 anos foi 人生は苦な り, "a vida é sofrimento".
Há 1.300 anos atrás na China,o mestre budista Zendo Daishi (善導大師) disse 四方八 方、愁嘆の声のみ聞こえり。"Em qualquer lugar que eu vá, só consigo ouvir os gritos  de dor e sofrimento."

O que é sofrimento? Sofrimento é não ter nem satisfação nem segurança.
Quanto de dinheiro você precisa ter para conseguir satisfação?
Quando você estará satisfeito? Quanto mais dinheiro você tem,  mais você se torna  INSATISFEITO.

Quanto mais você tem, mais você quer.
Quanto mais você tem, maior é a insatisfação.

Quem não tem dinheiro sofre porque não tem dinheiro.
Mas quem tem dinheiro sofre justamente porque tem dinheiro.

Quanto mais dinheiro você tem, mais INSEGURO você se torna.
Quanto mais dinheiro você tem, maior é o medo de se perder esse dinheiro.

Quanto mais bonita é a mulher, mais INSEGURA ela é.

O que é felicidade?
-----------------------------
Budismo ensina que existem 2 tipos de felicidade: felicidade relativa e felicidade  absoluta.

Felicidade relativa é aquilo que a maioria das pessoas considera como felicidade:  dinheiro, fama, fortuna, saúde, família, juventude, beleza, etc.

Embora essa felicidade seja importante para viver, por exemplo,não dá para  sobreviver sem dinheiro, essa felicidade não pode ser considerada uma verdadeira  felicidade por 3 motivos:

Felicidade relativa não continua.
Felicidade relativa não oferece satisfação.
Felicidade relativa não oferece segurança.

Felicidade não continua, não dura para sempre, é efêmero, é transitório, dura  apenas por um breve momento, mais cedo ou mais tarde se destrói, desaparece, se   transforma em sofrimento.
Em Budismo isso é chamado de 諸行無常.  無常 (mujō) significa inconstância.
Tudo nesta vida é inconstante, não continua, não dura, está em constante  mudança,nunca é o mesmo.

Felicidade relativa não oferece satisfação. Não importa o quanto você tenha, você  sempre quer mais e mais. Quanto não tem quer, quem tem quer mais. Quanto mais você  tem, mais você quer. Quanto mais você tem, maior é a insatisfação.

Felicidade relativa não oferece segurança. Quanto mais você tem, maior é o medo de  se perder o que se tem, maior é a insegurança.

A verdadeira felicidade precisa ser algo que continua para sempre, nunca se  destrói, nunca muda. Precisa oferecer plena satisfação. Precisa também oferecer  plena segurança, uma vez que você consegue a verdadeira felicidade, ninguém é capaz  de roubar de você, é impossível perder, a verdadeira felicidade precisa ser algo  indestrutível, imutável.
Esta felicidade em Budismo é chamado de Felicidade Absoluta.

Como conseguir a Felicidade Absoluta?

A maior de todas as felicidades só pode ser conseguida derrotando o maior de todos  os sofrimentos.

O maior de todos os sofrimentos é o sofrimento da morte.
Em Budismo isso é chamado de 後生の一大事.
後生(goshō) significa após a morte.
一大事 (ichidaji) significa uma terrível tragédia.
後生の一大事 (goshō no ichidaji)significa  que há uma grande tragédia após a morte.

Por que a morte é um sofrimento?
Porque o mundo após a morte é um mundo de sofrimento.

Existem ao  total 6 mundos de sofrimento:
地獄界
修羅界
天上界
人間界
畜生界
餓鬼界

No comments:

Post a Comment